w

(11) 94728-6664

Blog Renovação Ambiental

Fique por dentro de novas noticias e informações relacionados à geração e minimização de resíduos sólidos e à reutilização e reciclagem.

Não Geração, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Renovar

Um dos maiores problemas do meio ambiente é a falta de conscientização da população referente à destinação de lixo, seja: residencial, comercial ou industrial. São vários os motivos que levam a destinação do resíduo de forma incorreta: falta de conhecimento, falta de estrutura local, falta de recursos, a própria indisposição das pessoas para fazer a coisa correta, falta preparo das escolas para levar informação às nossas crianças.

Desta forma, nós mesmos somos prejudicados, pois em um determinado momento o feitiço se volta contra o feiticeiro, neste caso, em forma de enchentes, mar poluído e impróprio para banho, rios poluídos prejudicando a passagem local, etc.

Está em nossas mãos acabar com esse problema e uma maneira seria aplicando o conceito de Não Geração e os 4Rs (“quatro erres”), reduzir, reutilizar, reciclar e renovar, que vai ao encontro do que diz a Lei 12305/2010 Art 9º:

“Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos(…)”

Não Geração

Pela ordem, devemos antes de qualquer ação buscar a Não geração de Resíduos. Seja onde for, precisamos buscar alternativas modernas e inovadoras – e até mesmo um consumo consciente  -evitando assim a geração de resíduos. Sabemos que não poderemos eliminá-los completamente, mas, no final do processo, teremos um impacto ambiental muito positivo.

R de Reduzir

A primeira coisa que precisamos fazer para diminuir a quantidade de resíduo gerado é reduzir a quantidade do que consumimos. Na compra de matéria-prima, por exemplo, comprar somente o necessário, com pouca embalagem ou com embalagens mais resistentes e reutilizáveis. Nas compras em supermercados, podemos optar por sacolas retornáveis, ao invés das sacolas plásticas e na compra de bens como eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, escolher modelos de melhor qualidade, com garantia, que durem mais, reduzindo a necessidade de comprá-los de novo em breve.

R de Reutilizar

Reutilizar seria usar coisas para outras finalidades que não a original, evitando que virem lixo no primeiro momento. É uma forma de aproveitar os produtos sem que eles tenham passado por qualquer tipo de alteração ou processamento.

Um exemplo muito comum do que pode ser reutilizados são as embalagens. Uma tambor de óleo (novo) depois de utilizado pode servir de armazenamento para o próprio óleo (usado). Os paletes de matérias-primas podem ser reutilizados para o armazenamento de produtos acabados. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais de uma vez todas as coisas que consumimos, o que estaríamos economizando com destinação de resíduos, compra de novos produtos e a redução do próprio impacto ambiental.

R de Reciclar

Esta etapa do processo é muito importante porque, depois que evitamos consumir coisas desnecessárias e de reaproveitarmos outras, agora é hora de pensar em reciclagem.

Reciclar é transformar um possível resíduo em matéria-prima para um novo produto.

Reciclando, diminuímos a exploração de recursos naturais e, em alguns casos, pode ser um processo mais econômico do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.

Reciclar é, por exemplo:

Transformar plásticos usados em matéria-prima para injeção de novos produtos plásticos;
Triturar garrafas de vidro usadas, derreter e utilizar para novas garrafas ou outros produtos quaisquer de vidro;
Prensar e derreter latas de alumínio usadas e utilizá-las para fabricação de novas latas ou outros produtos de alumínio.

R de Renovar

Nós, da Renovação Ambiental, enxergamos o 4° R como uma das etapas mais importantes do processo, pois entendemos que Renovar é buscar novas formas de fazer tudo aquilo que já foi feito nas etapas anteriores, aplicando novos hábitos de consumo, novas formas de armazenagem e separação de resíduos .

É preciso parar e pensar antes de cada compra. O consumismo em um mercado capitalista é o que gira a economia, mas traz muitos problemas e desafios. O efeito colateral é terrível e quem paga a conta somos nós mesmos, com o esgotamento dos recursos naturais, como: água, madeira, metais, animais, etc.